segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Contagem da gravidez

Acho que assim que engravidamos umas das coisas que mais perguntam é "de quanto tempo você esta"? e aí já começa uma certa "confusão" rs pelo menos eu achei a contagem meio que maluca.

No início do pré-natal eles perguntam a data da última menstruação, então contam as semanas a partir daí, mas eu não entendia... como eu poderia estar grávida e menstruada ao mesmo tempo? Por exemplo, que eu me lembre minha última menstruação foi dia 19/07, iniciei o pré-natal em 01/09, e ela disse que eu estava de 6 semanas e 2 dias, como eu ovulei 2 semanas após a menstruação achei que o correto seria contar como 4 semanas e 2 dias rs, depois de muito conseguiram me explicar que: 9 meses = 36 semanas (se o bebê nascer a partir disso não é considerado pre maturo), mas dizemos que a gravidez dura 40 semanas e que o bebê pode nascer até 42 semanas sem problemas, ou seja, estas 2 semanas de "diferença" podem ser compensadas no final já que não dá para ter certeza da data que ocorreu a fecundação, pois nem sempre o ciclo feminino é regular, usa-se este cálculo como parâmetro.

Quando você faz a primeira ultrassonografia o tamanho do bebê é calculado e eles "descobrem" de quantas semanas a gestante esta baseado por este tamanho, pode dar variação da data da última menstruação mas sendo de até 4 dias eles seguem a da menstruação mesmo (como eu sou rebelde rs faço minhas contagens pela primeira ultra, então a data inicial seria dia 16/07 e completo uma nova semana toda quarta-feira)

Bem, entendido a "contagem" inicial vamos descobrir de quantos meses estamos. Abaixo tem uma tabelinha, mas eu tento só dividir por 4, tipo 16 semanas= 4 meses, 19 semanas= "Vou completar 5 meses semana que vem" e assim por diante. Vi algumas tabelas que variavam alguns dias, na dúvida, pergunte para seu médico :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário